Vai comprar um imóvel ?
Estamos aqui para o acompanhar em todo o processo de compra, e também ajudar a entender, todos os custos, documentos e impostos!
Para isso lhe fornecemos um pequeno resumo para que conheça um pouco de cada um dos documentos, impostos e custos que terá pela frente, e saiba desde já que a nossa empresa poderá ajudar na escolha do melhor imóvel para si assim como com toda a burocracia e também na negociação das melhores condições com os vários bancos.
Vai comprar um imóvel com capitais próprios ou optar por pedir um crédito
habitação?
Caso tenha interesse em comprar um imóvel conte com quatro tipos de custos:
1. IMT
2. IS
3. Registos
4. Escritura
Que impostos terei que pagar?
Sempre que há uma transação financeira de compra/venda de um imóvel há lugar ao pagamento do
IMT – Imposto Municipal sobre transacções onerosas de imóveis e o IS – Imposto de Selo. A
tabela varia consoante se trate de:
• Imóvel Urbano ou Rústico;
• Localização (no continente ou nas regiões autónomas);
• Finalidade (Habitação própria e permanente ou habitação secundária/investimento);
• Valores dos imóveis;
1 – Quanto terei que pagar de IMT?
O valor do IMT é resultado da aplicação da seguinte fórmula:
IMT = Valor do Imóvel * Taxa a Aplicar – Parcela a Abater
O valor do imóvel é o maior de dois valores:
1. Valor Patrimonial do Imóvel;
2. Valor da Escritura.
Posso pedir isenção de IMT?
A tabela de imposto contempla a possibilidade de se obter a isenção deste pagamento. Contudo, só estão isentas as habitações próprias e permanentes e o valor máximo do imóvel também é definito consoante uma tabela. No continente, só tem de suportar o IMT os imóveis com valor acima de 92.407,00€ sendo que para as Regiões Autónomas o valor é acima de 115.508,75€.
2 – Quanto terei que pagar de Imposto de selo (IS) ?
Apesar do nome que é dado ser Imposto de selo a transação não tem propriamente um selo, é apenas um imposto pago ao Estado. Ao comprar um imóvel, terá de suportar uma taxa de 0.8% sobre o valor do imóvel. Assim, o valor do IS é resultado da seguinte fórmula:
IS = Valor do Imóvel * 0.80%
3 – Quanto me custará o Registo do imóvel na Conservátória?
Esta formalização é possivel ser realizada após escritura de compra e venda do imóvel, e pode ser realizada na conservarória do registo predial, mas podendo ser feita e enviada por advogados ou pelo proprio notário. O custo do registo pode variar caso tenha ou não emprestimos bancários, por exemplo o valor de um registo simples sem emprestimo bancário custa 225,00€.
4 – Quanto terei que pagar de Escritura?
A transação de um imóvel e formalização legal é realizada com uma escritura de compra e venda do imóvel. Podendo ser efetuada em diferentes locais como nos cartórios notariais, na casa pronta sendo esta uma modalidade criada pelo estado, neste caso sendo efetuada a escritura nas conservatórias do registo predial, e mais recentemente também nos escritórios de Advogados, o custo da escritura irá depender das tabelas próprias de cada estabelecimento.
Após a compra do imóvel que outros custos podem existir?
Para além dos custos com registos, impostos e escritura, considere também outros custos como:
• prémios de seguros;
• condomínio;
• Contratos de eletricidade, água, luz, gás, telefones, internet;
• outras despesas que entretanto surjam (como, por exemplo, a manutenção do imóvel, piscinas e jardins).
O que é o IMI (Imposto municipal sobre imóveis) e quanto terei que pagar?
O IMI é um custo que recai sobre todos aqueles que têm um imóvel. Este valor é calculado tendo por base uma tabela emitida pelo Governo, sendo que a taxa varia de 0.3% a 0.8% do valor patrimonial tributável (que costuma ser bastante inferior ao valor da aquisição).
E se fizer um crédito habitação, que custos terei?
A compra de um imóvel com recurso a financiamento bancário tem um conjunto mais alargado de custos. Assim, aos custos acima referenciados será necessário ainda suportar:
Comissões Bancárias:
Variam de acordo com a instituição financeira, mas em média poderá contar com um valor perto de
€1.000. Essas comissões podem ser de avaliação, estudo do processo e outras. Este valor irá
depender também de protocolos que existam que possibilitam reduzir estas comissões de forma
significativa;
Imposto de Selo:
O financiamento bancário dá lugar ao pagamento de imposto de selo sobre o valor financiado.
Assim, irá suportar um IS de 0.6% sobre o valor do financiamento além do imposto de selo que já existe.
Escritura do imóvel:
Além da escritura, existindo empréstimo bancário é necessário registar também o mútuo com
hipoteca (vulgarmente conhecido como hipoteca do imóvel a favor do banco). Neste caso, o custo
ao invés de por exemplo 300€ passa a ser o dobro do valor.
Seguro de Vida:
Os bancos exigem o pagamento de um seguro de vida que cubra em caso de morte do titular ou titulares do contrato. Este valor depende de diversos fatores como por exemplo a companhia de seguros que escolher, tambem consideram o valor em dívida e as condições de saúde do cliente. Seguro Multiriscos: Que também irá variar de acordo com o valor do imóvel.
Exemplo: Para compra de habitação própria permanente no valor de 150.000,00€
sem Crédito Habitação teremos os seguintes custos:
• IMT: 1859,77€
• IS sobre compra: 1200,00€
• Escritura: 300€ ( mas pode ser variavel com o local que escolher e o valor do imóvel)
• Registo Conservatória: 225€
TOTAL: 3.584,77€
Os valores acima indicados variam consoante algumas características como por exemplo se é
uma habitação própria permanente ou secundária, qual é o valor de compra, qual o tipo do
imóvel.
Nota: todos os custos acima indicados são meramente informativos podendo variar e a nossa empresa não se
responsabiliza por alterações dos mesmos.